Exercícios Matemática Financeira
Em linguagem simples, são duas taxas ou mais taxas que, quando aplicadas, em determinado lapso de tempo em determinada quantia têm como resultado o mesmo valor.
Complicado? Vam,os ver se fica mais fácil: você tem uma aplicação que rende 1 % a.m. Se você aplicar durante 6 meses . E você tem outra que rende 12 % a.a. Se você aplicar durante um ano. Qual é mais vantajosa? É tudo a mesma coisa , ou seja, elas são equivalentes, ou não? Ou será que é melhor pagar antecipadamente uma dívida ou aplicar o dinheiro e pagá-la no vencimento previsto?
Bom agora que você está suficientemente confuso ou confusa , vamos aos cálculos de equivalência:
EQUIVALÊNCIA ENTRE DUAS TAXAS NO REGIME DE JUROS SIMPLES
Basta pegar a taxa e multiplicá-la (ou dividí-la) pelo período correspondente ao que deseja descobrir.
Exemplo : você tem uma taxa de 5% a.m. E quer saber quanto é equivalente ao ano. Ora, um ano tem 12 meses então é só multiplicar 5% por 12 e você tem 60% a.a.
O inverso também é verdadeiro : você tem uma taxa de 15% a.m. E quer saber quanto é ao dia . É só dividir 15% por 30 dias e você tem 0,5% a.d.
Baba, não ?
EQUIVALÊNCIA ENTRE DUAS TAXAS NO REGIME DE JURO COMPOSTO
Bom, essa é um pouco mais complicada, mas também não é nenhum bicho-de-sete-cabeças. Portanto, sem xilique, que ainda é cedo. Se você quer passar de uma unidade de tempo "menor" para uma "maior" , como de mês para ano, você eleva a taxa de juros pelo número de períodos correspondente. Se for o contrário, como por exemplo de ano para mês, você eleva ao inverso do período . Complicado ? Que nada , isso é matéria de 2º grau mas para os que não se lembram ou cochilaram na aula, abaixo uma tabelinha com as conversões necessárias :
>
De a. M. Para a.a.
(1+im)12 -1
De a.d. Para a.m.
(1+id)30 -1
De a.d. Para a.a.
(1+id)360 -1
De a.a. Para a.m.
(1+ia)1/12 -1
De a.m. Para a.d.
(1+im)1/30 -1
De a.a para ad.
(1+ia)1/360 -1