EXERCÍCIOS INTEGRAÇÃO DO METABOLISMO
EXERCÍCIOS G2
1) Após a ingestão de alimentos, uma série de alterações metabólicas ocorrem no sentido da ativação do anabolismo. Explique detalhadamente, que alterações podem ser observadas no metabolismo dos carboidratos.
Quando nos alimentamos, o nosso nível de insulina aumenta e o de glucagon diminui, isto leva a um aumento da síntese de enzimas anabólicas. O fígado consome a glicose para gerar energia (ATP). Ocorre um aumento da fosforilação da glicose em glicose 6-p. Aumenta também a síntese de glicogênio, que será reserva para o estado de jejum. Aumento da glicólise, onde a glicose será convertida em Acetil- CoA para a geração de energia. Ocorre a redução da gliconeogênese e da lipólise.
2) No jejum prolongado, a manutenção da atividade cerebral irá ocorrer de diferentes formas em momentos também distintos. Explique quais são, em que momento e como são formados os combustíveis cerebrais nesta situação.
Após 4 hs de uma refeição, o corpo entra em estado de jejum. Primeiramente ocorre a quebra de glicogênio, mas dura apenas 30 – 40 minutos, após ocorre a gliconeogênese que é o convertidos em glicose. Os ácidos graxos que chegam no fígado são transformados em corpos cetônicos para manter o cérebro, isto em aproximadamente 6-7hs de jejum.
3) Quais são as mudanças observadas no metabolismo hepático no estado alimentado?
No estado alimentado, no metabolismo hepático o fígado é quem regula a distribuição dos nutrientes, os quais metabolizou e quebrou. A glicose é fosforilada em glicose 6-p, podendo formar glicogênio ou acetil- CoA. Ocorre um aumento na degradação dos aminoácidos, estes podem ser utilizados na síntese de proteínas, o excesso não é armazenado, é removido o grupamento amina e assim transformado em piruvato – acetil CoA – Ciclo do ácido cíticro. No metabolismo dos lipídeos há um aumento na síntese de ácidos graxos, pois existe energia acumulada, consequentemente há um aumento de triglicerídeos levando para o sangue