Exercícios físicos
Segundo Bruna Joaquim Carneiro, professora de educação física e nutricionista, o alongamento é uma prática fundamental para o bom funcionamento do corpo, proporcionando maior agilidade e elasticidade, além de prevenir lesões. Essencial para o aquecimento e relaxamento dos músculos, deve ser uma atividade incorporada ao exercício físico, mas também pode ser praticado sozinho.
Tanto uma vida sedentária, como a prática de atividade física regular intensa, em maior ou menor grau, promove o encurtamento das fibras musculares, com diminuição da flexibilidade. Quanto à atividade física, esportes de longa duração como corrida, ciclismo, natação, entre outros, fortalecem os músculos, mas diminuem a sua flexibilidade. Com a prática regular de alongamentos os músculos passam a suportar melhor as tensões diárias e dos esportes, prevenindo o desenvolvimento de lesões musculares.
Quando feitos de maneira adequada os alongamentos trazem os seguintes benefícios:
-reduzem as tensões musculares;
-relaxam o corpo;
-proporcionam maior consciência corporal;
-deixam os movimentos mais soltos e leves;
-previnem lesões;
-preparam o corpo para atividades físicas;
- Ativam a circulação.
Saúde e qualidade de vida.
A saúde é amplamente reconhecida como o maior e o melhor recurso para ter a qualidade de vida.
Tanto se ouve falar em programas de TV que os cuidados com a saúde refletem no seu dia-a-dia e no seu bem estar. Afinal, você vivendo com qualidade, tem mais disponibilidade para realizar coisas novas e positivas. A