exercicios fisicos
O excesso de exercício físico faz mal a saúde, porque ir além dos limites do corpo pode resultar em lesões, exaustão e fadiga muscular e consequentemente a interrupção da prática.
O excesso de exercício físico pode ser percebido através de alguns sintomas como tremores, movimentos involuntários, cansaço extremo e dores musculares, no caso desses sintomas a intensidade e frequência dos treinos deve ser reduzida e um médico deve ser consultado para diagnosticar possíveis lesões. É importante informar o profissional de educação física responsável pelos treinos sobre o aparecimento de sintomas, para garantir que as atividades praticadas pelo indivíduo sejam saudáveis e não causem nenhuma lesão.
O excesso de exercício físico pode ser feito em busca de um corpo perfeito ou de melhores resultados em um esporte, mas o que muitos não sabem é que o excesso de exercício físico não ajuda a chegar mais rápido ao objetivo pretendido, e sim ao contrário, causa lesões no sistema imunitário que impedem o corpo de atingir todo o seu potencial, fazendo com que atletas que praticam atividade física de forma excessiva tenham o seu desempenho prejudicado.
O limite da atividade realizada depende de fatores com o a idade, o peso, gênero e até da alimentação diária, o acompanhamento de um profissional é indispensável. Quanto mais idade um indivíduo tiver menor deve ser a intensidade do treino, pessoas com mais idade tendem a ter maior probabilidade de problemas ósseos.
Os limites do corpo não devem ser desrespeitados, e o excesso de exercício físico exige mais esforço do que o corpo humano é capaz de oferecer, por isso os exercícios físicos devem ser feitos com precaução e de acordo com as capacidades físicas de cada indivíduo. Procurar um profissional de educação física na hora de praticar atividades físicas é a forma mais segura de manter a saúde e melhorar a qualidade de vida.
Mais sobre este assunto
Referencia: