Exercícios ciência política - Maquiavel
UNIVERSO BH
PROFESSORA CARLA CRISTINA CAMPOS RIBEIRO DE MOURA
Maquiavel
1. Sobre o pensamento político de Maquiavel, marque a alternativa incorreta:
a) O objeto de suas reflexões era a realidade política, pensada em termos de prática humana concreta, enquanto o centro maior de seu interesse vinha ser o de compreender como as organizações políticas tinham o fenômeno do poder, formalizadas na instituição do Estado, como seu maior objetivo.
b) Apesar de tudo que a literatura da Ciência Política aponta, pode-se dizer que Maquiavel foi de fato apenas um manipulador que visava alcançar seus interesses pessoais e cuja obra se restringe apenas em um “manual” para orientar os grandes tiranos sobre como tornar mais eficaz sua dominação e exploração do povo através da conquista e manutenção do poder.
c) “Maquiavélico” e “maquiavelismo” são adjetivos e substantivo que se encontram no discurso erudito e político, bem como na linguagem coloquial, e geralmente estão associados à idéia de perfídia, cinismo, e de comportamento astucioso, velhaco e traiçoeiro.
d) Alguns escritores e filósofos (como por exemplo, Rousseau) sustentam que Maquiavel discorreu sobre a liberdade, ao oferecer preciosos conselhos para como conquistá-la, mantê-la e salvaguardá-la.
e) Maquiavel tem sido visto ao longo da História de forma ambígua e contraditória; algumas vezes é percebido como “mestre da maldade”, responsável por massacres e todo o tipo de sordidez, e em outras é apontado como conselheiro que alerta os dominadores contra a tirania.
2.Leia e reflita atentamente o texto a seguir, e depois responda à questão proposta:
“Maquiavel se afastou dos tratados sistemáticos da escolástica medieval e instituiu bases de nova ciência, rompendo com o pensamento anterior, através da defesa do método de investigação empírica.”
Assinale a alternativa abaixo que NÃO é concordante com o pensamento político de Maquiavel.
a) O “Príncipe” de