EXERCÍCIO: O Padrão de Liderança de Mariana
Resposta:
Usando as teorias situacionais, que explicam a liderança dentro de um contexto mais amplo e partem do princípio de que não existe um único estilo de liderança válido para toda e qualquer situação. A recíproca é verdadeira: cada situação requer um tipo de liderança para alcançar eficácia dos subordinados. Elas aumentam as opções e possibilidades de mudar a situação para adequá-las a um modelo de liderança ou então mudar o modelo de liderança para adequar à situação.
Sabemos que a tarefa do empresário não é simples, O que define o líder é o fato de utilizar as características para influenciar o grupo em uma determinada situação. Mariana ao assumir a direção geral da Paramount poderia decidir como agir, já que na indústria ela queria ser durona com o pessoal ela deveria usar o tipo de liderança autocrática em que apenas o líder fixa as diretrizes, ela quem determinará as providências e técnicas, para a execução das tarefas, determinar quem vai realiza-las e quem será o companheiro de trabalho, mantendo o comportamento de líder, sendo dominador e pessoal nos elogios aos trabalhadores.
E quanto ao pessoal do marketing como ela queria ser razoável, poderia usar a liderança democrática, um sistema mais participativo em que as decisões são debatidas e decididas pelo grupo e assistidas pelo líder, o próprio grupo esboça as providências e as técnicas para atingir o alvo, solicitando aconselhamento técnico ao líder quando acham necessário e as tarefas ficam ao critério do próprio grupo e cada colaborador tem liberdade de escolher os seus