Exercício da Liberdade e de Responsabilidade de cada Cidadão
Com a implantação da democracia após o 25 de Abril, foi aprovada a Constituição da Republica Portuguesa (CRP) na qual estipula os direitos e deveres dos cidadãos.
A democracia veio libertar Portugal da opressão e da ditadura.
A CRP diz que todos os cidadãos têm direito mas também têm obrigações nela consignadas. Perante a CRP todos os cidadãos têm a mesma dignidade social e são iguais perante a lei, que ninguém deve ser privilegiado, beneficiado, prejudicado, privado de cada direito, por motivos de raça, religião, situação económica, condição social ou convicção ideológica ou política. Tudo isto está mencionado na CRP, mas na realidade nem sempre se aplicam estes direitos.
É uma realidade, que o ser humano é descriminado pela sua condição económica e social, são descriminados também pelo favorecimento a outro cidadão prejudicando assim outro em grau de igualdade ou superior.
A CRP reconhece aos cidadãos o direito à liberdade e segurança. A nossa sociedade não esta preparada para garantir estes direitos aos cidadãos.
Todos os dias nos deparamos com situações de racismo de toda e qualquer espécie.
Exemplo:
Entre indivíduos da mesma raça por vezes existem divergências de ordem social, económica o que leva a conflitos.
Em relação ao povo de etnia cigana, este povo é mais beneficiado que todos nós, enquanto qualquer cidadão que trabalhe paga os seus impostos, os de etnia cigana por norma não trabalham, logo não pagam e ainda têm apoio da Segurança Social em que conseguem obter os subsídios para sobreviverem, e um cidadão normal não têm a mesma facilidade mas tendo necessidades.
www.eb1-campo-jales.rcts.pt/o25deabril.html
O 25 de Abril No dia 25 de Abril de 1974, os soldados e os capitães fizeram a Revolução da liberdade.
Acabou-se a ditadura de Salazar e os políticos saíram das prisões.
Não houve tiros e nos canos das