Adequação do Contabilista às novas tecnologias
PROFISSIONAL DE CONTABILIDADE
(AS NOVAS TECNOLOGIAS)
08/2011
Adequação do profissional de contabilidade (as novas tecnologias)
A contabilidade é um instrumento de mediação e avaliação do patrimônio e dos resultados alcançados por uma entidade. O contador precisa acompanhar as inovações tecnológicas, incorporando-as não apenas nos procedimentos contábeis básicos, como também em situações que exijam uma análise contábil mais apurada e complexa. Por muito tempo a Contabilidade tornou-se estagnada devido à carência de troca de informações, o que no momento está mudando através da tecnologia da informação aplicada à Contabilidade.
No campo contábil, a utilização da tecnologia da informação vem contribuindo para a valorização da profissão pela disponibilidade do contador em gerenciar informações para auxiliar os administradores. Com esses novos recursos o contador pode se beneficiar do grandioso volume de informações centralizadas na contabilidade e elaborar relatórios nos vários aspectos gerenciais com informações confiáveis, colocando à disposição da administração, em tempo hábil, dados que proporcionam uma correta tomada de decisão. Para isso o contador precisa sempre estar consciente das novidades e lançamentos tecnológicos, para que possa incorporá-las nos procedimentos contábeis básicos e também em situações que exigem uma análise contábil mais apurada e complexa.
O uso da tecnologia da informação vem causando certo impacto na metodologia contábil, exigindo uma reflexão sobre a estrutura contábil mais adequada para lidar com os novos fenômenos do mundo econômico e tecnológico. O perfil de um contador moderno é de um profissional que além de contabilidade ele precisa gerir as informações, e ele terá como meta a obtenção, o tratamento e difusão de informações relevantes para a organização dentro de um espaço de tempo hábil, para que seu trabalho seja bem sucedido. O importante