Exercicios
Resposta: 22 ciclos
Resposta:
Resposta:
1) Um motor de massa M é sustentado por quatro molas, cada uma possuindo constante de rigidez k. O desbalanceamento do rotor é equivalente a uma massa m localizada a uma distância R do eixo de rotação. O movimento do motor é restringido a ser vertical.
Determine a equação do movimento e estime a amplitude de vibração do motor, em regime permanente, quando ele funciona a uma frequência . Mantendo-se a mesma frequência, como se pode diminuir esta amplitude.
2) Visando ilustrar uma situação real, considere o exercício anterior assumindo os seguintes parâmetros:
k=200kN/m; M=25kg; m=30g; R=0.125m; =1800rpm
Avalie a amplitude máxima de vibração assumindo que o sistema não apresenta nenhum tipo de dissipação de energia. Admita que esta amplitude obtida não é desejável para o seu equipamento. Altere as características do sistema visando obter uma amplitude máxima de 0.583mm.
3) Considere um veículo modelado a partir de um oscilador com um grau de liberdade. O veículo se desloca sobre uma estrada que pode ser considerada uma senoide perfeita.
Avalie a equação de movimento do veículo e discuta as situações críticas para o movimento. 4) Considere um oscilador com a seguinte equação de movimento:
m u c u k u k f (t )
Usando a série de Fourier, avalie a resposta deste oscilador quando a função f(t) é dada conforme mostra a figura abaixo:
Apresente o gráfico t × f(t), para a função aproximada pela série de Fourier. Considere diferentes valores de p.
5) Obtenha a resposta de um sistema massa-mola (sem amortecimento) a um degrau unitário a partir da análise no domínio do tempo e utilizando transformada de Laplace.
Considere condições iniciais nulas.