Cultura
O fato desses grupos possuírem bases e estruturas próprias, faz com que os mesmos ao se depararem com a cultura alheia possam estranhar e até mesmo sentirem-se incomodados, visto que foram “educados” de formas distintas e o que é certo para um pode ser errado para o outro.
O surgimento de novas culturas pode acontecer de diversas formas. Muitas pessoas têm dificuldade em aceitar o diferente. Nasce então o etnocentrismo, definido como a visão demonstrada por alguém que considera seu grupo étnico ou cultura o centro de tudo, ou seja, considera as normas e valores da sua própria cultura melhores do que as das outras culturas; dando origem ao preconceito, desrespeito, originando em casos mais extremos, atos radicais e xenófobos por conta da intolerância, pois a maneira como o outro se comporta é tida como anormal.
Esse fenômeno pode acarretar a problemas como o desaparecimento de culturas tecnicamente mais frágeis quando entram em contato com culturas dominantes. Essa problematização pode ser entendida através do Descobrimento da América em que o grupo do EU (colonizador) tinha recurso sofisticado a ponto de interferir no grupo do OUTRO (índio), chamando-os de selvagens, pois seus costumes fugiam de seus padrões, sendo então destruídos através da civilização.
Existem diferenças até dentro da mesma cultura e isto ocorre porque temos interpretações variadas do mesmo objeto, atribuindo assim a necessidade da criação de novos grupos pelo discordo de ideias, exemplo – criação de novas