exercicios
A Revolução Francesa foi o momento mais impressionante da história mundial. As rupturas empreendidas, os princípios revolucionários transformados em preceitos políticos do dia para a noite, a participação direta de uma massa marginalizada, o sangue, as lutas e a visão que o francês comum tinha de que realmente era possível mudar a França e o mundo, acabar comum sistema político injusto, aniquilar privilegiados, instaurar uma nação de iguais virtuosos. Nunca o mundo vira nada parecido, nada tão veloz. E hoje somos herdeiros daqueles momentos que deixaram sinais indeléveis na forma como sociedade e estado se relacionam até os dias de hoje.
Por outro lado, conservadorismo, socialismo, direita, esquerda... o linguajar ordinário da política até os dias de hoje emanou e se cristalizou a partir das ruas de Paris nos 10 anos em que a França esteve mergulhada na revolução.
A atmosfera francesa às vésperas da revolução era um mosaico formado por demandas sociais, problemas financeiros, entraves econômicos estruturais, impasses políticos e debates filosóficos cujo arranjo, apesar de imperceptível aos agentes sociais