exercicios
NÚCLEO UNIVERSITÁRIO EM CONTAGEM
CURSO: ADMINISTRAÇÃO
DISCIPLINA: ECONOMIA PERÍODO: 2º - Turno Noite
TERCEIRO TRABALHO: 6 PONTOS
ALUNOS: DOUGLAS TIAGO DA SILVA
WEULER SANDRO DIAS MENDES
1) O que são e a que se referem os agregados macroeconômicos?
Grandezas econômicas que quantificam as operações que todos os agentes de uma economia efetuam durante um ano. Permitem determinar o valor da produção realizada num país. Existem três óticas usualmente adotadas para proceder ao cálculo dos grandes agregados:
- Ótica do Produto: contabiliza a produção de todas as empresas da economia. Através dela chega- se aos agregados como o PIB e o PNB;
-Ótica do Rendimento: contabiliza todos os rendimentos obtidos na economia. O principal agregado que permite calcular é o Rendimento Nacional;
-Ótica da Despesa: contabiliza todas as despesas efetuadas pelos agentes econômicos. Permite determinar a Despesa Interna e a Despesa Nacional. Naturalmente os três métodos garantem relações de equivalência entre os agregados, já que o que todos calculam é o mesmo: o valor do que se produziu num certo país num determinado ano. Apenas o fazem de forma diferente. Tem- se então que RN= DN= PNB a preços de mercado.
2) O interesse pelos indicadores macroeconômicos relevados pelas Contas Nacionais seria restrito às economias globalmente planificadas? Interessaria também às economias de tradição liberal? Discuta a relevância desses indicadores, sob esta óptica.
Sim, desde a economia liberal quanto uma mista ou fechada e essencial mencionas variáveis que mensure as contas nacionais. Contabilizar através de metodologia de cálculo. Para adutas políticas.
3) De que modo a Grande Depressão dos anos 30 e a teoria keynesiana teriam contribuído para ativar as pesquisas da metodologia de cálculo dos agregados macroeconômicos?
Foram políticas macroeconômicas. A partir da década de 30, permitiu novas estratégias para a criação de novas