Energia Potencial Elástica
O movimento de um carro, de uma pessoa ou de qualquer objeto possui energia, esta energia relacionada ao movimento recebe o nome de energia cinética. Um corpo em movimento, possuindo energia cinética, pode realizar trabalho ao entrar em contato com outro corpo ou objeto e transferir energia para ele.
No entanto, um objeto em repouso também pode possuir energia, o que torna insuficiente apenas relacionar o conceito de energia ao movimento. Por exemplo, um objeto em repouso a uma determinada altura em relação ao solo possui energia. Este objeto, quando abandonado, inicia um movimento e aumenta de velocidade com o passar do tempo, isso ocorre porque a força peso realiza um trabalho e faz com que ele entre em movimento, ou seja, adquira energia cinética. Diz-se que um objeto em repouso possui uma energia denominada energia potencial gravitacional, que varia conforme sua altura em relação ao solo.
Outra forma de energia é a energia potencial elástica, presente em uma mola comprimida ou esticada. Quando comprimimos ou esticamos uma mola, realizamos um trabalho para conseguir a deformação e podemos observar que, depois de solta, a mola adquire movimento – energia cinética – e volta para a sua posição inicial onde não estava esticada nem comprimida.
Portanto,