Exercicios
7) Em concentrações moderadas na água de consumo humano, a alcalinidade não tem nenhum significado sanitário. Contudo, em níveis elevados, pode trazer sabor desagradável.
8) Na água bruta a alcalinidade é importante, uma vez que participa do processo de coagulação, pois a coagulação requer uma quantidade de alcalinidade igual a metade da quantidade de sulfato de alumínio adicionado para produzir flocos. Se essa alcalinidade não é suficiente, a coagulação será incompleta e o sulfato de alumínio solúvel sobrará na água. Para evitar esse inconveniente empresta-se alcalinidade a água, através de uma base, geralmente cal, para completar a coagulação ou manter a alcalinidade suficiente para impedir que a água floculada seja corrosiva.
9) A alcalinidade tem também importância no controle da corrosão da água tratada.
10) Essa diferença pode ser ilustrada comparando uma solução 0,001 M de NaOH com uma solução 0,100 M de HCO3-. A solução de NaOH é básica (pH 11) e 1 litro dessa solução é capaz de neutralizar apenas 0,001 mol de ácido. Enquanto que a solução de bicarbonato apresenta um pH de apenas 8,3 no entanto 1 litro dessa solução é capaz de neutralizar 0,100 mol de ácido, 100 vezes mais. Demonstre.
11) Because alkalinity varies greatly due to differences in geology, there aren’t general standards for alkalinity.
Levels of 20-200 mg/L are typical of fresh water. A total alkalinity level of 100-200 mg/L will stabilize the pH level in a stream. Levels below 10 mg/L indicate that the system is poorly buffered, and is very susceptible to changes in pH from natural and human-caused sources.
Other Information about Alkalinity
Above pH 8.3, alkalinity is mostly in the form of