exercicios e metabolismo
1. Catabolismo é a fase degradativa do metabolismo em que moleculas nutrientes organicas (carboidratos, gorduras e proteinas), são convertidas em produtos finais mais simples como o acido latico. As vias catabolicas liberam energia, uma parte da qual é conservada na forma de ATP e de transportadores de eletrons reduzidos (NADH, NADPH eFADH2) e o restante é liberado na forma de calor.
2. Anabolismo (biossíntese) é o processo em que moleculas percursoras pequenas e simples são ligadas formando moleculas maiores e mais complexas, inclusive lipideos, polissacarideos, proteinas e acidos nucleicos. As reações anabolicas requerem um fornecimento de energia, geralmente na forma de potencial de trasferecia do grupo fosforil do ATP e de poder redutor de NADH, NADPH e FADH2.
3. NADH, NADPH eFADH2
4. G – variação da energia livre. Energia disponivel para realisar trabalho; prediz se uma reação é favoravel. G° - variação da Energia livre padrão
G’° - variação da Energia Livre padrão aparente
H - variação da Entalpia. Calor liberado ou absorvido numa reação. S – variação da entropia. Medida de desorganização; Energia dissipada (não aproveitda)
5. G positivo – signfica que a reação é endorgenica, ou seja, para qe as reaçõoes aconteçam o sistema precisa ganhar energia livre. As celulas heterotroficas conseguem energia livre atravez das moleculas nutrientes enquanto as celulas fotossinteticas obtem eergia atravez da radiação solar absorvida.
6.
OXIDAÇÃO
REDUÇÃO
Perda de eletrons e dois H+ (desidrogenase)
Ganho de eletrons e H+
(hidrogenase)
Ligação covalente entre O e H
Quebra da ligação entre O e H (redutase)
Liberam energia
Absorvem energia
Comuns ao catabolismo
Anabolismo
7. ATP – adenosina trisfosfato
Sua capacidade de estabelecer ligações quimicas entre o catabolismo e o anabolismo, correspondendo ‘moeda’ de energia da celulas vivas. Sua conversão exergonica de ADP e Pi, ou em AMP e Ppi, esta acoplada a uma grande