ECONOMIA: DEMANDA, OFERTA E EQUILIBRIO DE MERCADO
A Economia é um estudo que está baseado nacionalmente e internacionalmente, onde destacamos o mercado, que é a Microeconomia, onde seu foco está relacionado ao desenvolvimento econômico dos produtos e aos consumidores. Em alguns casos ocorrem o monopólio que caracteriza-se quando um produto tem um aumento significativo ou tem uma redução em sua fabricação, fazendo com que os preços subam, gerando mais lucro ao fornecedor/empresa. O governo não deveria intervir nas práticas de mercado que são adotadas pelos próprios comerciantes, somente o Estado e quem deveria intervir no momento em que fosse ocorrer um monopólio. Mais ao meu ver, o governo deveria intervir 100% em relação aos preços que são repassados aos consumidores, dando assim ampla concorrência às demais empresas. Já em outro caso as práticas de negociações e formas de pagamentos deveriam ser feitas entre os comerciantes como cito o Cheque pré-datado. O Administrador entra com um grande desafio nessa etapa, onde deve minimizar os custos e maximizar os lucros. De olho no mercado econômico foi criado no Brasil o Sistema Brasileiro de Defesa da Concorrência (SBDC), que tem como objetivo proteger as micros, pequenas e médias empresas das que querem dominar o setor em que atuam. A lei nº 8.884/1994 se aplica a todas as empresas nacionais e multinacionais que se concentram no país.
O controle de conduta por sua vez tende a minimiza as praticas anticoncorrencias que querem ditar os preços de vendas e de vendas casadas. A circulação de moeda aumentou juntamente com as taxas de juros, as empresas estão mais rígidas com o crédito a terceiros, as taxa de câmbio para equilibrar o funcionamento da economia.
Analisando todo esse capitulo é possível perceber que as leis estão sendo impostas e cumpridas, as empresas que não cumprirem as mesmas estão sofrendo com multas altíssimas e ficando sem um pedaço do bolo que é esse mercado econômico.