exercicios para lançamento de disco
Pés afastados (30 a 40 cm) empunha o disco e o segura por baixo com mão esquerda a altura do ombro esquerdo, lado esquerdo do corpo voltado para a direção do lançamento. Faz-se um deslocamento do disco, palma para baixo, até atrás do corpo e torna voltar.
Flexiona as pernas e volta o quadril para a direita. O lançamento é iniciado com a rotação dos quadris e ligeira extensão das pernas. Aí, quando o quadril direito estiver a frente, o braço direito age com uma inclinação de aproximadamente 30º, e o disco sai quase na horizontal. Faz-se a troca de pés no final do lançamento.
Lançamento com Impulso (com giro):
Tomar a posição na parte de trás do círculo, pé direito junto ao aro e esquerdo ao lado, ligeiramente à frente, na direção do lançamento. Após um ou mais balanços bem atrás, peso do corpo na perna direita e quando o braço direito estiver bem atrás, tem início o giro, girando a planta do pé esquerdo para a esquerda. O peso do corpo muda para a perna esquerda e a direita deixa o solo, permanecendo o joelho flexionado. Antes que o pé direito toque o solo esquerdo sai num giro rápido do corpo. O pé direito vai pisar o solo cerca de 90 cm da posição inicial e o esquerdo pisa aproximadamente na linha do lançamento.
A maior parte do peso está na perna direita após o giro com os joelhos que estiveram flexionados durante o giro, o lançador terminará numa posição baixa. Durante todo o giro, o disco deve ser conduzido bem longe e atrás do corpo, num plano quase paralelo ao solo. Quando o atleta faz o esforço final, ele estende a perna direita dirigindo o quadril para frente, completando o giro, e a última coisa que se desloca é o disco. Sem uma boa e rápida entrada de quadris, o disco nunca ira longe.