exercicios de controle
(1). A exigência de uma capela de fluxo laminar para manipulação de fórmulas magistrais e oficinais em farmácia visa garantir a segurança do manipulador e do produto contra a contaminação cruzada.
R= Errada
(2). Desde que as normas de lavagem e esterilização sejam rigorosamente cumpridas, os utensílios utilizados na manipulação de preparações para uso interno podem ser os mesmos utilizados para preparações de uso externo.
R= Errada
(3). No controle de qualidade das matérias-primas, devem ser efetuados, no mínimo, os testes de pH, solubilidade, peso, volume, ponto de fusão, densidade e caracteres organolépticos, respeitando-se as suas características físicas.
R= Certa
(4). O controle físico-químico e microbiológico da água purificada utilizada nas manipulações deve ser feito, no mínimo, mensalmente.
R= Certa
(5). A farmácia que pretende manipular substâncias de baixo índice terapêutico, em qualquer uma das formas farmacêuticas de uso interno, deve solicitar inspeção à vigilância sanitária local.
R= Certa
(6). A fórmula oficinal caracteriza-se por ser preparada a partir de uma prescrição médica, destinada a um paciente individualizado.
R= Errada
(7). Os extratos glicólicos são solúveis em água e contêm concentrações próximas a 50% do peso da planta fresca.
R= Certa
(8). 84. Os óvulos e supositórios, preparações farmacêuticas sólidas com formato adequado para aplicação segundo a via de administração adequada, devem dispersar-se ou fundir-se à temperatura do organismo.
R= Certa
(9). Os xaropes que contêm aproximadamente 85% de açúcar resistem ao crescimento bacteriano em virtude do efeito osmótico que provocam sobre os microrganismos.
R= Certa
(10). As emulsões são preparações farmacêuticas obtidas pela dispersão de uma fase sólida insolúvel, ou praticamente insolúvel, em uma fase líquida.
R= Errada
(11). O