Exercicio proficional
Neste trabalho vamos conhecer e explicar como agem, funcionam e como é os Conselhos Regionais de Enfermagem (COREN), Conselho Federal de Enfermagem (COFEN) e Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn), sendo, o que podem propiciar de orientação, suporte, cursos e recursos para os enfermeiros, técnicos de enfermagem e Auxiliares de enfermagem e demais atuantes da área de saúde bem como a população.
ABEN
(Associação Brasileira de enfermagem)
Embora fundada em 1926 (na época como Associação Nacional de Enfermeiras Diplomadas), foi somente no VII Congresso Brasileiro de Enfermagem que se tornou Associação Brasileira de Enfermagem. Sua sede está em Brasília, mas possui organizações em todo território nacional. Filiada à Federación Panamericana de Profesionales de Enfermería (FEPPEN) desde 1970, a ABEn congrega Enfermeiros (as), obste trizes, técnicos e auxiliares de enfermagem, além de estudantes dos cursos de graduação e de educação profissional habilitação técnico de enfermagem que a ela se associam. Sua missão visa o desenvolvimento político social e científico da profissão.
Tem como eixo a defesa e a consolidação do trabalho da enfermagem como prática social, essencial à assistência de saúde e à organização e ao funcionamento dos serviços de saúde e como compromisso propor e defender políticas e programas que visem a melhoria da qualidade de vida da população e acesso universal e equânime aos Serviços de Saúde, tem por objetivos:
* Congregar enfermeiros (as), técnicos (as) de enfermagem, auxiliares de enfermagem, estudantes dos cursos de graduação e de educação profissional habilitação técnico de enfermagem; * Incentivar a solidariedade e a cooperação entre seus associados (as); * Promover o desenvolvimento técnico, científico, cultural e político dos profissionais de enfermagem no país, pautado em princípios éticos; * Defender os interesses das profissões da área de enfermagem, articulando-se com as demais Entidades e Instituições de saúde