EXERCICIO PRISCILA
• Histórico: possuem “prazo de validade histórica”, pois são pertinentes ao estudo realizado por Marx sobre o modo de produção capitalista (o objeto). Categorias como mais-valia, alienação, capital e divisão social do trabalho.
• Ontológicas: se referem às categorias que estão na base da formação do ser e que, a priori, podem ser reconhecidas em todas as sociedades, como a categoria trabalho (pelo qual o homem se humaniza e se objetiva).
• Exclusivamente ao método. (Lukács, 2003: 64)
08- Podemos citar como problemas da dialética a teoria dos contrários, as relações entre dialética e formalização, dialética e princípio de contradição, dialética e procedimentos analíticos, etc. Estes são alguns problemas que sustentam os debates e os estudos atuais.
Embora o termo dialética soe em determinados meios como um palavrão e, em outros, como um ideal indiscutível, a dialética se impõe e, além de todos os preconceitos, como algo que pressupõe uma constituição lógica da realidade que parece entrar em confronto com outros tipos de lógica e de interpretações.
09- São considerados modelos de métodos científicos:
O método dedutivo trata de enunciados mais gerais dispostos ordenadamente como premissas de um raciocínio, chegando a uma conclusão particular ou menos geral. Este método é utilizado nas especulações filosóficas e sua função básica é explicitar ao longo da demonstração aquilo que implicitamente já se encontra presente no antecedente. As áreas que não utilizam experimentação como caminho de pesquisa, utilizam-se mais da dedução.
Já a indução é um processo de raciocínio inverso ao processo dedutivo. Enquanto a dedução parte de enunciados mais gerais para chegar a