A “Redescoberta do Corpo” no Teatro
DUARTE, Priscila. O método GDS e o corpo do ator: em busca de um equilíbrio psicofísico entre a vida e a arte. In: DUARTE, Priscila. Olhar GDS – O método GDS de cadeias musculares no exercício das interações nº3. Rio de Janeiro: Publicação anual da APGDS-Rio, 2009.
A “Redescoberta do Corpo” no Teatro
- a partir do século XX há uma valorização das técnicas físicas, na presença do ator no palco. Três aspectos do teatro moderno se relacionam: o redimensionamento do lugar da palavra na cena, a reteatralização do teatro e a redescoberta do corpo do ator.
- a redescoberta do corpo não está associada apenas ao ator, mas também a toda uma geração que buscava um desenvolvimento do corpo, tanto físico quanto mental.
- uma das consequências foi o conhecimento da importância da consciência corporal para o ator, deixando-o constantemente em exercício, com o objetivo dele perceber sua capacidade expressiva e potencializá-la. Ocorreu o exagero do uso das técnicas, mas o importante era saber o limite individual e até onde poderia ir a espontaneidade criativa em cena.
Encontro com o Método GDS: “Redescobrindo” o meu Corpo
- o ensaio para o ator é o momento em que ele pode experimentar, descobrir, inventar técnicas e é importante que ele tenho uma consciência corporal para poder ampliar essas técnicas e não desgastá-las com o passar do tempo, caindo, assim, num clichê cotidiano.
Teatro e GDS: Uma Aproximação Possível?
- para o método GDS “o corpo é linguagem”, ele está todo conectado e é preciso haver uma comunicação entre todas as partes, esta se dá em dois níveis: interior e exterior ao corpo.
- o corpo do ator precisa ser usado tanto no seu cotidiano quanto no seu extra-cotidiano, em cena, no seu trabalho, e o método GDS auxilia esse profissional a perceber seu corpo e assim poder usufruí-lo de todos os modos.