Biologia Celular
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS
FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E AMBIENTAIS
CURSO DE BIOTECNOLOGIA
DISCIPLINA DE BIOLOGIA CELULAR
RELATÓRIO DA AULA PRÁTICA DA DISCIPLINA BIOLOGIA CELULAR – PRÁTICA / 2012
Dourados/MS
Prática 02 (11/04/2012)
Tema:Eucarionte Vegetal
Célula da epiderme do pimentão(Capsicum annuum)
Introdução:
Células Eucariontes possuem um núcleo delimitado por um sistema de membranas (a membrana nuclear ou carioteca), nitidamente separado do citoplasma. Têm um rico sistema de membranas que formam numerosos compartimentos, separando entre si os diversos processos metabólicos que ocorrem na célula. Como modelo de células eucariontes,observei uma célula vegetal.
A organização eucariótica da célula vegetal é muito parecida com a da célula animal, apresentando muitas organelas comuns, como mitocôndrias, retículo endoplasmático, complexo de Golgi, ribossomos, entre outras. Possui parede celulósica,que confere rigidez a célula e é composta basicamente de celulose.
Uma organela que diferencia célula vegetal da animal são os plastídio.Que confere cor as plantas.Eles podem ser de diversos tipos,conforme o material que contém:
*Cromoplastos:Tem pigmento não fotossintetizante.
*Cloroplastos:Clorofila e outros pigmentos fotossintetizante.
*Leucoplastos:São incolores.
O material de meu estudo,foi o pimentão.Vegetal que pode ser encontrado em três tipos comuns:verde,amarelo e vermelho.O pimentão é muito rico em estruturas celulares e principalmente cromoplastos. Um cromoplasto é um plasto com pigmentação. Há vários tipos de cromoplasto: xantoplastos, eritroplastos e cloroplastos.É graças a eles que os frutos têm vários tipos de cores.
Os cromoplastos são classificados de acordo com sua cor:
*Eritroplastos(eritro=vermelho) – plastos vermelhos,cuja coloração tem predominância de carotenos .