Exercicio (mundo da barbárie)
É denominado barbárie o período em que aparece a criação de gado e a agricultura, e se aprende a incrementar a produção da natureza por meio do trabalho humano. Dedica-se também a atividade pastorística, passa a empregar a cerâmica, nessa fase inferior de barbárie.
O chamado mundo antigo, tinha quase todos os animais domésticos e todos os cereais próprios para o cultivo, exceto um; o continente ocidental, a América, só tinha um mamífero domesticável; a lhama, e, mesmo assim, apenas numa parte do sul.
A fase média da barbárie começa com a domesticação de animais, construção de habitações através do emprego do tijolo cru e de pedras, e na plantação o uso de técnicas de irrigação. Em determinados lugares próprios à formação de rebanhos, desenvolveu-se a vida pastoril.
A fase superior se dá com o uso da fundição do minério de ferro, passando-se ao período da civilização, com a invenção da escrita. O hemisfério oriental supera nesta fase, e de maneira provavelmente independente, todas as fases anteriores, no que se refere ao progresso de produção.
2º) Identifique a evolução das formas familiares de acordo com o desenvolvimento das forças produtivas.
Segundo alguns estudiosos sobre o assunto, a família reza grupal, e de tipo que atualmente pode ser chamado de promíscuo: “cada mulher pertencia igualmente a todos os homens e cada homem e todas as mulheres. Desse estágio primitivo, ocorreram possivelmente bem cedo modificações” que são categorizadas, como se observa abaixo.
- Família consanguínea: Os grupos conjugais passam a ser constituir segundo o critério de gerações: “ todos os avós e avôs, nos limites da família, são maridos e mulheres entre si; o mesmo sucede com seus filhos, quer dizer, com os pais e mães; os filhos destas por sua vez, constituem o terceiro circulo de conjugues comum; e seus filhos, isto é, os bisnetos dos primeiros, o quarto círculo...
Família Punaluana: