EXERCICIO DE REVIS O GUSTAVO
R.: O crédito (de creditum, credere = confiança) consiste na extensão da troca, permitindo que esta, realizada no espaço, ganhe nova dimensão, e possa ser, também, efetuada no tempo. É uma permissão para a utilização do capital alheio.
02) Quais as características essenciais do crédito?
R.: a) consumo, por parte do tomador do crédito, da coisa a ele vendida (ou emprestada); e b) espera, por parte daquele que concede o crédito, da coisa nova, destinada a substituir a coisa vendida (ou emprestada).
03) Qual a clássica definição de Vivante para título de crédito?
R.: "Título de crédito é um documento necessário para o exercício do direito literal e autônomo nele mencionado".
04) Qual a origem dos títulos de crédito?
R.: Os títulos de crédito, da forma como são hoje conhecidos, têm sua origem na Idade Média. Os comerciantes da época, visando a maior segurança, desenvolveram esse tipo de documento para facilitar e expandir suas atividades comerciais, mediante circulação e aceitação dos títulos, independentemente de vinculação do crédito à pessoa do credor, e do débito, à do devedor.
5) Quais as três características fundamentais dos títulos de crédito?
R.: Literalidade, autonomia, cartularidade.
6) O que é Literalidade?
R.: Literalidade é a característica que consiste em considerar juridicamente válidas, relativamente ao título de crédito ‑ documento formal e escrito ‑, somente as obrigações nele inseridas.
7) O que é autonomia?
R.: Autonomia é a característica que consiste em considerar cada obrigação derivada do título de crédito como independente (autônoma) em relação às demais obrigações constantes do título e em relação aos vínculos existentes entre os possuidores anteriores e o devedor.
8) O que é cartularidade?
R.: Cartularidade é a característica que consiste na necessidade de que o título se materialize num documento, em um papel (cártula), que deve ser exibido pelo credor quando desejar exercer seu direito ao crédito nele