Apostila De Biblioteconomia
Organização de Gustavo Henn | extralibris.org/concursos | Força nos estudos!!
TAYLOR - ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA
A abordagem básica da Administração Científica se baseia na ênfase colocada nas tarefas.O nome se deve à tentativa de aplicação dos métodos da ciência aos problemas da administração a fim de aumentar a eficiência industrial. A preocupação original foi eliminar o fantasma do desperdício e das perdas sofridas pelas indústrias e elevar os níveis de produtividade por meio da aplicação de métodos e técnicas da engenharia industrial.
Taylor descobriu que as indústria de sua época sofriam de três males:
1. Vadiagem sistemática, que reduzia a produção a cerca de um terço de que era capaz. Afinal, para quê trabalhar mais se ao final se ganha a mesma quantia de quem trabalhou menos?
2. Desconhecimento, pela gerência, das rotinas de trabalho e do tempo necessário para sua realização.
3. Falta de uniformidade das técnicas e dos métodos de trabalho.
A Administração Científica é uma combinação de: “Ciência em lugar de empirismo. Harmonia em vez de discórdia. Cooperação e nãoindividualismo. Rendimento máximo em lugar de produção reduzida. Desenvolvimento de cada homem a fim de alcançar maior eficiência e prosperidade”.
Para Taylor, o operário não tem capacidade, nem formação, nem meios para analisar cientificamente seu trabalho e estabelecer racionalmente o método ou processo mais eficiente. Com a
Administração Científica ocorre uma repartição da responsabilidade: a administração (gerência) fica com o planejamento (estudo do trabalho do operário e o estabelecimento do método de trabalho) e a supervisão (assistência contínua ao trabalhador durante a produção) enquanto o trabalhador fica somente com a execução do trabalho. A gerência pensa enquanto o trabalhador executa.
A palavra-chave da Administração científica é eficiência.
Os princípios da administração científica de Taylor são:
1. Princípio de