Exercicio de escrituração contabil
Com base no texto sobre escrituração contábil responda as seguintes questões:
1) O que é Escrituração Contábil?
A escrituração contábil é o registro sistemático de quantias, datas e origens de cada receita e despesa geradas. Pense na contabilidade como um recipiente e na escrituração contábil como as substâncias colocadas nesse recipiente. Com a mistura de ambas você obtém as informações necessárias para administrar o seu negócio.
2) Quais os requisitos mínimos para escrituração (manuscrito e mecanizado) no Livro
Diário?
Local e data Conta (s) Devedora (s) Conta (s) Credora (s) Histórico Valor Total da partida dobrada
3) O que trata o artigo 1.179 da Lei 10.406/02?
Art. 1.179. O empresário e a sociedade empresária são obrigados a seguir um sistema de contabilidade, mecanizado ou não, com base na escrituração uniforme de seus livros, em correspondência com a documentação respectiva, e a levantar anualmente o balanço patrimonial e o de resultado econômico.
4) A Escrituração Contábil tem como um dos requisitos a apresentação do Livro
Diário. É possível que este documento tenha os lançamentos por totais?
Sim. Em conformidade com o artigo 1.184 da Lei 10.406/02 - Código Civil - é permitido que se elabore o Livro Diário por totais, desde que a totalização dos fatos não ultrapasse 30 dias.
Em tempo, a totalização deverá ser voltada a contas cujas operações sejam numerosas ou realizadas fora da sede do estabelecimento, desde que utilizados livros auxiliares regularmente autenticados, para registro individualizado, e conservados os documentos que permitam a sua perfeita verificação.
Contudo, a Escrituração Contábil Digital deverá conter as particularidades citadas acima.
5) O que é um Plano de Conta Simplificado?
NBC T 19.13 enfatizou alguns aspectos importantes a serem considerados por ocasião da elaboração do Plano de Contas, que deve:
I. ser simplificado, embora conservando os elementos essenciais