Doenças
A ascaridíase, ascaridose, ascariose e ascaríase é uma parasitose geralmente benigna causada pelo nematelminto Ascaris lumbricoides, também conhecido popularmente como lombriga ou bicha.
São vermes nemátodes, ou seja, fusiformes sem segmentação, e com tubo digestivo completo. A reprodução é sexuada.
Incidência
Cerca de 25% da população mundial possui esse parasita e 70% a 90% das crianças de um a dez anos a possuem, sendo que a incidência do Ascarie é maior em regiões sem saneamento básico. Além disso, como os ovos desse nematódeo, quando expelidos, conservam-se melhor em ambientes com temperatura de 24º a 30ºC, os países tropicais são os mais atingidos por essa doença.
Morfologia
O Ascaris lumbricoides tem o corpo comprido, arredondado, cilíndrico. Os machos chegam a alcançar 30 cm de comprimento, tem cor leitosa e possui sua extremidade curvada no sentido do ventre. Já as fêmeas são robustas, medem de 30 a 40 cm, de cor leitosa e a extremidade posterior do corpo é retilínea. O Ascaris é o nematelminto de maior comprimento (na fase adulta) que parasita o organismo humano. Possuem na extremidade anterior boca ou vestíbulo bucal com 3 fortes lábios com serrilha de dentículos.
Os ovos medem 50 micrometros, sendo assim absolutamente invisíveis a olho nu. São ovais e de cor amarronzada devido o contato com as fezes. Suas membranas e a composição destas dependem de eles serem férteis ou inférteis.
Modo de Transmissão
A transmissão se dá quando os ovos férteis do Ascaris lumbricoides são ingeridos. Esses ovos estão presentes em alimentos, solos, mãos contaminadas.
Habitat
Intestino delgado humano (principalmente jejuno e íleo), podendo estar fixado à mucosa intestinal através dos lábios ou em migração pela luz intestinal. O homem é o único hospedeiro.
Infecção
A fêmea fecundada ovipõem a cada dia até cerca de 200.000 ovos não embrionados que, através das fezes, alcança o ambiente. Em condições adequadas (25-30ºC, 70% de umidade e oxigênio)