Filme
O domínio dos sons e significados da primeira linguagem é o maior feito intelectual. As crianças de todo o mundo seguem a mesma seqüência de desenvolvimento da linguagem inicial, embora o tempo de sua realização varie consideravelmente.
Primeiros Ruídos e Gestos
Mesmo antes de nascer, os bebês já estão equipados para aprender uma língua, em parte devido à preparação do cérebro e em parte devido as suas experiências auditivas durante os últimos meses pré-natais.
- os bebês reconhecem a voz da mãe e com 1 mês já distinguem vozes de pessoas conhecidas das estranhas.
- o som da voz humana desperta especial interesse e curiosidade.
▪ Os primeiros sons são reflexos, emitidos mesmo que ninguém esteja falando; ▪ Aos 4 meses, são mais deliberados, agora emitidos como conversação, com pausas próprias para ouvir; Exemplo: uma lamúria agora significa “estou acordado e com fome” e a resposta de “já estou indo” costuma ser suficiente para interromper um choro de reclamação (talvez significando: “dê-me comida agora). ▪ Por volta dos 6 ou 7 meses, começa o fenômeno chamado balbucio (todos os bebes fazem independente da língua dos pais), devido ao jeito como soa; ▪ Os bebês surdos, começam a balbuciar alguns meses mais tarde que os bebes que ouvem bem e emitem sons com menor freqüência. No entanto, os bebes surdos podem balbuciar manualmente no mesmo tempo que aqueles que ouvem começam a balbuciar verbalmente.
Primeiras Palavras e Frases
▪ Por volta de 1 ano, o bebe já fala algumas palavras não as pronunciando com clareza nem as usando com precisão. Normalmente aqueles que cuidam deles compreendem as primeiras palavras antes que os estranhos; ▪ As crianças que estão começando a andar diferem quanto ao desenvolvimento do vocabulário: • Algumas crianças aprendem principalmente palavras relativas a denominações, como: cachorro,