Exercicio ciencia dos Materiais
1-Metais: Materiais metálicos é normalmente uma combinação de elementos metálicos; possuem elétrons livres; bons condutores de eletricidade e calor; não transparentes; muito resistentes; facilmente deformáveis (moldáveis).
Ex: Ouro.
Cerâmicos: Composição de elementos metálicos e não metálicos; óxidos, nitretos e carbetos; argilas, cimento e vidro; normalmente isolantes; duros e quebradiços (frágeis); resistente a altas temperaturas.
Ex: Próteses Biocerâmicas.
Polímeros: Compostos orgânicos baseados em carbono, hidrogênio e outros elementos não metálicos; produzidos pela criação de grandes estruturas moleculares a partir de moléculas orgânicas; baixa condutividade elétrica; baixa resistência à temperatura.
Ex: Plásticos.
Compósitos: Formados por dois ou mais tipos de materiais individuais (metais, cerâmicos e/ou polímeros); atingir uma combinação de propriedades que não é exibida por qualquer material isoladamente.
Ex: Fibras de carbono.
Semicondutores: Apresentam propriedades elétricas que são intermediárias entre metais e isolantes; as características elétricas são extremamente sensíveis à presença de pequenas quantidades de impurezas, cuja concentração pode ser controlada em pequenas regiões do material.
Ex: Silício.
Biomateriais: São empregados em componentes para implantes de partes em seres humanos; esses materiais não devem produzir substâncias tóxicas e devem ser compatíveis com o tecido humano (isto é, não deve causar rejeição); metais, cerâmicos, compósitos e polímeros podem ser usados como biomateriais.
Ex: Implantes de reconstrução auricular.
2- A ligação iônica é um tipo de ligação que ocorre entre dois íons de cargas opostas, um cátion e um ânion;
A ligação covalente é um tipo de ligação onde ocorre o compartilhamento de átomos;
A ligação metálica é aquela que ocorre entre dois átomos de metais. Nessa ligação todos os átomos envolvidos perdem elétrons de suas camadas mais externas, que se deslocam mais ou