Exercicio Avaliativo 2 ESAF
UNIDADE 2 CONTROLES INTERNOS ADMINISTRATIVOS, NORMAS
INTERNACIONAIS E AUDITORIA INTERNA
EXERCÍCIO AVALIATIVO
LOCAL – CEARÁ
ANO
AVALIAÇÃO DOS CONTROLES INTERNOS
IDENTIFICAÇÃO DE PONTOS FORTES E FRACOS DE CONTROLES
A atividade avaliativa deste módulo consiste em avaliar os controles internos de uma autarquia fictícia. No arquivo em anexo você vai encontrar dez itens que tratam das rotinas adotadas por esta entidade. Você deve elaborar um arquivo tratando da qualidade e suficiência destes controles, justificando sua opinião.
A Autarquia denominada Empresa Brasileira de Desenvolvimento e Pesquisa Tecnológica tem o objetivo viabilizar soluções de pesquisa, desenvolvimento e inovação tecnológica e científica, em benefício da sociedade brasileira. Os principais serviços desenvolvidos pela Autarquia consistem em:
planejar, supervisionar, orientar, controlar e executar ou promover a execução de atividades de pesquisa, com o objetivo de produzir conhecimentos tecnológicos a serem empregados no desenvolvimento científico;
apoiar, técnica e administrativamente, os órgãos e entidades do Poder Executivo, ou organismos a eles vinculados, com atribuições de formulação, orientação e coordenação da política tecnológica e científica;
estimular e promover a descentralização operativa, referente às atividades de pesquisa de interesse regional, estadual e municipal, mediante integração com organismos de objetivos afins atuantes naquelas áreas, em relação aos quais exercerá ação de cooperação técnico-científica.
A Autarquia ainda não possui estatuto. O novo diretor de planejamento da Empresa está preocupado com a eficácia dos controles sobre as atividades, em especial sobre a execução dos contratos e a gestão orçamentária-financeira. A pedido dele, os processos vinculados a essas duas áreas foram analisados por uma consultoria independente contratada. Verificou-se o seguinte:
1. Os contratos eram preparados por gerentes das