Exercicio Adm. da Produção
(Para índices, use as referências do livro)
1. Uma operação foi cronometrada 5 vezes, obtendo-se os tempos em segundos dados abaixo. O cronometrista avaliou a velocidade da operação (valor válido para as cinco cronometragens) em 95%. A empresa considera que a operação cronometrada é uma operação que não exige um esforço especial e fixa um fator de tolerâncias de 15% sobre o tempo normal (Fr = 1,15). Determinar O tempo médio -TM, o tempo normal -TN e o tempo padrão -TP.
Tempos cronometrados (segundos): 20.7 -21,0 -22,9 -23,4 -20,8
2. Deseja-se determinar o número de cronometragens que são necessárias para estabelecer o tempo padrão d uma operação de costura de uma camisa de algodão. Uma cronometragem inicial realizada por meio de 3 tomadas de tempo revelou um tempo médio de 1,80 minuto e uma amplitude de 0,3 minuto. Determine o número de cronometragens necessárias se desejamos que o resultado tenha 95% de probabilidade de estar correto e um erro relativo de 5%.
2. Operações com setup. Uma operação consiste em cortar barras de ferro com 1 metro de comprimento em uma máquina de serrar. Para executar o corte a máquina de serrar deve ser preparada de maneira adequada, colocando-se uma serra nova e deve-se marcar o ponto de corte para que as barras cortadas tenham o comprimento correto. Estas atividades levam um tempo de 10 minutos, que é considerado o tempo padrão de setup (ou tempo de preparação da máquina). A cada 100 barras cortadas, deve-se trocar a serra e reajustar a máquina de serrar levando-se novamente um tempo de 10 minutos. A operação de corte foi cronometrada 10 vezes, obtendo-se um tempo médio de 10,7 segundos e o cronometrista avaliou a velocidade do operador em 110%. Se o fator de tolerância FT é igual a 1,20, determinar:
a) O tempo padrão por peça.
b) O tempo padrão por peça com o setup
c) O tempo padrão para um lote de 1.550 peças.
3. Um trabalhador foi cronometrado realizando três tarefas. A tabela a