EXERCICIO 1 AULA
Centro de Ciências Agrárias - CCA
Disciplina de Plantas Ornamentais e Medicinais – FIT 5818
Aluno: Cristiano Almeida de Souza
EXERCÍCIO 1 - Principais Problemas para Produção e Comercialização da: Cróton Vaso
1.
Padrão
que
deve
ser
observados
para
comercialização
da
planta:
Segundo os critérios estabelecidos pela Cooperativa Veiling Holambra, o lote classificado deverá apresentar cerca de
90% de uniformidade quanto à altura e formação da planta. Para tal, a planta deverá atender uma altura mínima, conforme o tamanho do vaso selecionado.
Um critério a ser observado é a formação da planta. A planta de Cróton deverá apresentar uma boa formação, com aspecto redondo em toda sua constituição, sem falhas, apresentando uma constituição folhear homogênea em toda a haste e deve preencher todo o vaso quando vista de cima (Ver Figura 1).
Figura 1 – Exemplos de Cróton Vaso com boa formação.
Alguns critérios que requerem atenção são as plantas que não possuem sustentação. Ou seja, plantas que não tem sustentação suficiente, deverão ser devolvidas ao fornecedor. Plantas “velhas” que sofreram podas, ou engrossamento do tronco também serão devolvidas ao fornecedor, não atendendo o devido padrão de qualidade. (Ver Figura 2).
a)
b)
Figura 2 – a) Exemplo de problema com sustentação de Cróton. b) Exemplo de problema de engrossamento de tronco de Cróton.
Por fim, o produtor deverá observar os defeitos graves citados acima, entretanto durante o processo de comercialização e transporte podem ocorrer algumas alterações na qualidade da planta. Sendo assim, danos de doenças e pragas, bem como, o aparecimento de folhas secas devem ser acompanhados, par a que o produto final chegue em perfeitas condições ao cliente final. Além disto, cuidados com a acomodação destes vasos no transporte, respeitando o espaçamento mínimo e a limpeza dos vasos antes da comercialização, são de suma importância para estabelecimento de um produto de qualidade.