exerc cios de ZOO I
1-Relacione o formato corpóreo dos poríferos com o seu habitat
R=Animais aquáticos sésseis principalmente marinhos,uma grande parte habitante em substrato duro,sendo assim seus corpos estão organizados em um sistema de canais filtradores podendo serem formato Asconóide, Siconóide ou Leuconóide.
2- Diga qual a importância ecológica dos poríferos.
R= Biomagnificação, vão se empregando de metais pesados e hidrocarbonetos,aumentando a concentração dos seus corpos e em contra partida vão dominando o ambiente que os outros organismos não conseguem sobreviver nessas condições( Magnificação trófica).Abrigo e alimento para outros animais.
3-Diferencie as três classes existentes de poríferos
R=Calcarea- Espículas de carbonato de cálcio (monoaxial, triaxial, tetraxial),são encontradas em baixas profundidades com pequenos tamanhos corpóreos podendo apresentar um formato Asconóide, Siconóide ou Leuconóide.
Hexactinellida- Espículas de silício, possuem seis raios (hexaxial) ou anfidisco.E não tem pinacoderme, encontradas em grandes profundidades podendo apresentar um formato Asconóide, Siconóide ou Leuconóide.
Demospongiae - Espículas de sílicio nunca com seis raios. Possuem espongina.E únicos encontrados em ambientes dulcícolas.
4- Aponte argumentos que evidenciam um possível monofiletismo e polifiletismos para o grupo dos poríferos
R= Monofilestimo- Coanoderme
Polifiletismo- Porífero só vai até a fase de blástula os demais tem fase de gástrula.Teoria colonial flagelada ou ciliada e teoria simbiótica.
5- Justifique porque os poríferos são considerados um grupo paralelo aos eumetazoa
R=Não tem tecido e não entra na fase de gástrula
6-Explique porque a teoria do surgimento dos poríferos aponta para o pré-cambriano, se em termos de registro fossilífero há exemplares apenas do cambriano.
R=As esponjas coralinas eram estudadas como cnidários durante muito tempo e o problema de dificuldade de fossilização das esponjas. O fato de análises moleculares indicarem