Exerc Cio Unidade 3
1) Qual é, em sua opinião, a melhor estratégia para a avaliação das exposições dos trabalhadores?
Tudo se inicia pela etapa de antecipação de riscos com o objetivo fim de se identificar os riscos em que estão expostos os trabalhadores, nesta etapa também se dimensiona os Grupos Homogêneos de Exposição (GHE) ou os Grupos de Exposição Similar (GES), considerando o ambiente de trabalho, função, atividade e agente ambiental, utilizando ferramentas distintas de gestão desde projeto de concepção até operação, como exemplificada pelas etapas descritas na Figura 1.
Figura 1. Etapas de avaliação de risco praticadas.
O mapeamento de processos proporciona a elaboração e atualização de um fluxograma que descreve os procedimentos em cada etapa e a realização do inventário dos perigos como exemplificado nas Figuras 2 e 3.
Figura 3. Exemplo de mapeamento e inventário dos perigos na flotação
Tendo como base um inventário do processo produtivo realiza-se a avaliação dos riscos e medidas de controle nas fases do processo produtivo em que os trabalhadores executam as suas atividades.
É imprescindível a realização do dimensionamento dos riscos através de uma de uma ferramenta de Matriz de riscos (Figura 2).
Com base neste dimensionamento feito através de avaliações qualitativas presentes na fase de reconhecimento de riscos, podemos traçar as estratégias das avaliações quantitativas dos agentes ambientais, em que os trabalhadores estão expostos em suas atividades laborais, exemplos podem ser dados como o quadro 3 da NR 22 – Serviços na Mineração, para a avaliação do agente químico (poeira), em que se determina pela quantidade de pessoas expostas ao agente o quantitativo de avaliações ambientais a serem realizadas.
Para assim realizarmos a etapa de avaliação dos riscos, conforme os agentes identificados na etapa de reconhecimento de riscos, considerando as metodologias presentes para a