Torre de Hanoi
Foi inventado pelo matemático francês Édouard Lucas em 1883. O jogo consiste em uma torre com cinco discos, inicialmente empilhados por tamanhos decrescentes em três pinos distribuídos em uma base, com espaço para a movimentação dos discos. O objetivo é transferir a torre inteira para um dos pinos, movendo apenas um disco de cada vez e nunca colocando um disco maior em cima de um menor.
A lenda
Lucas anexou ao seu brinquedo uma lenda romântica que conta que no tempo de
Benares, sob a cúpula que marcava o centro do mundo, existia uma bandeja de bronze com três agulhas de diamantes, cada uma de um palmo de altura e da grossura do corpo de uma abelha. Durante a criação, Deus colocou 64 discos de ouro puro em uma das agulhas, com o disco maior imediatamente acima da bandeja e os demais, cada vez menores, por cima. Esta torre foi chamada de Torre de Brahma. Dia e noite os sacerdotes trocavam os discos de uma agulha para outra, de acordo com as leis imutáveis de Brahma, que dizia que o sacerdote do turno não poderia mover mais que um disco de cada vez, e que o disco fosse colocado na outra agulha, de maneira que o disco debaixo nunca fosse menor que o disco de cima. Quando todos os 64 discos tivessem sido transferidos da agulha que Deus colocou no dia da Criação para outra agulha, o mundo deixaria de existir. Dizem os sábios, que o mundo foi criado há 4 bilhões de anos aproximadamente e os monges, desde a criação, estão movendo os discos na razão de 1 disco por segundo. Será que veremos o mundo acabar?
Objetivos e regras
O objetivo da Torre de Hanói é mover todos os discos do pino A para o pino B ou C, utilizando o menor número possível de movimentos, respeitando as regras abaixo:
1. Transferir os discos de um pino para outro, completando a transferência com o mínimo possível de movimentos;
2. Movimentar um disco de cada vez;
3. Nunca permitir que um disco maior fique acima de um disco menor.
Atividades didáticas
A Torre de