Exerc Cio De Tica E Cidadania
1º) Com base em seus valores e princípios como você vê as novas “famílias” que surgiram neste século?
2º) em ambiente de trabalho, considerando seus valores e costumes como você consideraria estas novas relações familiares? Respostas
Bom, com base em meus princípios e valores que aprendi desde pequena, admito que é complicado aceitar as várias mudanças que as famílias atuais sofreram.
Fui criada em uma época que a família era constituída de pai, mãe e filhos. Uma moça que pedia a virgindade era um escândalo, se fosse mãe solteira perdia o valor perante a sociedade. Era uma geração muito moralista, onde a virgindade era motivo de orgulho enquanto nos dias de hoje em determinados grupos de amigos é motivo de vergonha, de chacota. Uma criança que era concebida fora do casamento era tratada indiferente, ou a própria família paterna não a aceitava. Hoje vemos que o filho tanto fora do casamento ou não, tem os mesmos direitos e isso dado por lei, é um grande avanço.
Pais que tinham o desejo de ter filhos e não podiam hoje tem a oportunidade de realizarem seus sonhos através fertilização in vitro.
Se você não é feliz no casamento tem o direito de reconstruir sua família novamente em busca da felicidade. Juntar os filhos do outro casamento e ensina-los a se amarem e se respeitarem.
Lembro-me que na minha adolescência, ter um amigo gay era inaceitável perante a sociedade. Quase não se via homossexuais, por que as pessoas tinham vergonha de se assumirem, o preconceito era muito grande. E você tinha que se manter distante dessas pessoas por que se não você também era excluído do meio social. Hoje é comum você ver, ou ter amizade com um homossexual. Hoje ainda existe preconceito, porém, eles vêm ganhando cada dia mais seu espaço no meio social.
Mas pra ser sincera ninguém quer ter um filho ou parente homossexual. Quando acontece fora do meio familiar é, mas fácil aceitar, porém no meio familiar ainda causa muita polemica. Não tenho