Exerc Cio ANA HELENA
1. Indicar as características básicas da desigualdade social.
R As características básicas da desigualdade social é, Caráter social, A onipresença da desigualdade, Diversidade de formas e graus e Influencia da Desigualdade.
a) Enumerar e resumir os principais modelos de explicação sociológica da desigualdade social.
R= 1º O caráter de uma pessoa pode ser dramático, religioso, especulativo, desafiador, covarde, inconstante. Tais variações podem ser inúmeras.
Mas não é o caráter que sofre as influências pelo meio em que é submetido, pois o ser humano demonstra sua pessoal característica desde os primeiros dias. O caráter é inerente do próprio espírito, e os moldes de educação, adaptação às diferentes condições e fases da vida humana apenas levam o ser às escolhas que deve fazer obedecendo elas a esse princípio.
2º A Onipresença da Desigualdade é um fenômeno que pode ser encontrado em todos os lugares e períodos que se tem informações, seja, nas civilizações da antiguidade assim como no mundo civilizado contemporâneo
3º Diversidade de Formas e Graus
2. Explicar por que, segundo Marx e Engels, as classes sociais são categorias históricas.
a) Expor o modelo abstrato de dominação de classe em Marx.
b) Discutir os problemas suscitados pela aplicação desse modelo a situações históricas concretas.
3. Definir classe, status e partido, segundo Marx Weber.
a) Contrapor a dicotomia e a pluralidade das classes sociais no modelo webeariano.
4. Definir estratificação social. R= Na sociologia, estratificação social é um conceito que envolve a classificação das pessoas em grupos com base em condições sócio econômicas comuns, um conjunto relacional das desigualdades com as dimensões econômicas, social, política e ideológica. Quando as diferenças levam a um status de poder ou privilégio de alguns grupos em detrimento de outros, isso é chamado de estratificação social. É um sistema pelo qual a sociedade classifica categorias de pessoas em uma hierarquia
a) Expor os