Exemplo A Financiamento Habitacional
I)_Cálculo dos Encargos e das Prestações Líquidas pelo SAC por Bancos Privados com correção monetária aplicada igualmente ao saldo e prestação.
Neste exemplo esta sendo utilizado o SAC, Sistema de Amortização Constante. Isto significa dizer que: "Se não houvesse correção monetária tanto para o Saldo Devedor como para a Prestação Líquida, a amortização seria igual para todos os meses até o final do prazo do financiamento".
O enunciado a seguir é apenas um modelo, os bancos podem alterar os detalhes dos cálculos dos encargos (seguros e taxa de serviço). O mais importante é a monitoração do saldo devedor.
Um financiamento de R$ 200.000,00 (valor do imóvel) foi liberado para a aquisição de um apartamento. Este foi parcelado em 180 meses. A Taxa de Juros por 30 dias foi de 1% pelo Sistema de Amortização Constante (SAC). O saldo e prestações foram corrigidos pela TR do dia 1º. do mês do anterior ao do pagamento, bem como o valor do MPI, Seguro de Morte ou Permanente Invalidez e o DFI, Seguro de Danos Físicos do Imóvel. O SC, Seguro de Crédito foi proporcional a 0,1% do Saldo a Amortizar e a TS, Taxa de Serviço teve o valor de R$ 12,00 relativo à primeira prestação e foi corrigido da mesma forma que o saldo. O MPI inicial foi calculado para o pagamento na primeira prestação sendo de 0,0635% do valor Financiado e o DFI sendo de 0,0111% do valor de Avaliação do Imóvel.
O primeiro pagamento aconteceu em NOVEMBRO de 1994. Faremos a suposição que estamos no mês de OUTUBRO de 2001 (depois do dia de vencimento), portanto foram pagas 84 prestações e restam ainda 96 para o fim dos pagamentos.
O mutuário gostaria de calcular os juros e a aplicar a correção monetária desde o início do financiamento, juntamente determinando os valores corrigidos das prestações. O objetivo seria simular o cálculo original teoricamente realizado pelo banco e descobrir o saldo devedor após o