Exemplo guião
Escola E.B. 2.3/S de Vale de Cambra
Curso: Técnico de Multimédia
Design, Comunicação e Audiovisuais
Prof. Rute Henriques
Modulo 6 – Edição de video
Curta-Metragem
100 Anos de Perdão
Sinopse
Joaquim morava com o seu pai, Anibal. As suas vidas eram complicadas e Joaquim para melhorar a situação foi trabalhar para fora do país. Passavam-se anos e Joaquim não dava notícias, Anibal julgava-o morto. Joaquim com muito dinheiro quis fazer uma surpresa a seu pai, disfarçou-se e pediu-lhe abrigo. Anibal com a ganância e não sabendo que o hóspede era seu filho matou-o para ficar com o dinheiro. Passado algum tempo um rapaz explorou a casa e achou a mala que incriminava Aníbal, dando início a uma aventura.
Story-Line:
Anibal tinha um filho chamado Joaquim, e eram pobres. O seu filho migrou á procura de melhores condições de vida. Acreditando que as coisas melhorem regressa a terra natal onde o mal acontece.
Definição da ideia
A nossa ideia, veio através de um site na Internet onde falava de um senhor e do seu filho. Inicialmente ambos encontram-se sentados a mesa a jantar, antes de Joaquim, o filho, de este partir para um novo destino. Regularmente o rapaz enviava-lhe cartas com dinheiro e noticias ao pai. Mas de um momento para o outro, deixou de o fazer e o pai pensou que ele tivesse falecido. Passando muito tempo, apareceu um viajante em casa de Aníbal, o pai. O viajante desconhecido era afinal o seu filho desaparecido, que se tornou um homem rico. Com este trabalho iremos retratar um conto de tradição popular do Minho em Portugal. Esta versão, ligeiramente modificada, é um forte acontecimento desde o século XIX. A história consiste numa história familiar onde é retratada a migração e a ganância. Esta história ira ser filmada fora da escola, pois as condições serão mais favoráveis.
Guião Literário
Cena I
INT. CASA DE ANIBAL, COZINHA – DIA (JOAQUIM, ANIBAL) JOAQUIM
Pai!
ANIBAL