Exemplo De TG Salvo Automaticamente
A GUERRA DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL:
OS CONFRONTOS NA BAHIA E NO PIAUÍ
TG de pesquisa apresentado para integralização da disciplina de Trabalho de Graduação, do Curso de Licenciatura em História do Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI.
Professor-Tutor: Robson Heinzen da Silva
CAPIVARI DE BAIXO
2013
A GUERRA DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL:
OS CONFRONTOS NA BAHIA E NO PIAUÍ
André Bitencourt dos Santos
Prof. Robson Heinzen da Silva
Centro de Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Licenciatura Plena em História (HID 0172) – Trabalho de Graduação
10/10/2013
RESUMO
O presente trabalho teve como objetivo principal relatar os conflitos que ocorreram no Brasil após a proclamação da independência feita por D. Pedro I, as margens do rio Ipiranga. Os conflitos se estenderam por várias províncias do país, tendo maior relevância na Bahia e no Piauí. Sem condições de enfrentar os levantes de modo autônomo, o governo brasileiro contratou serviços de oficiais estrangeiros. A partir dessa decisão, diversas tropas foram organizadas com o objetivo de consolidar os territórios e a supremacia política do novo país. As províncias que necessitaram de um grande exército para conter os revoltosos foram a Bahia e o Piauí. Esses eventos tiveram resultados positivos como a criação do exército e da marinha brasileira que não existiam até 1822.
Palavras chave: D. Pedro I. Guerra da Independência. 1822.
1 INTRODUÇÃO
A independência do Brasil não foi reconhecida de imediato por todas as regiões do país. Nas províncias do Grão-Pará, Maranhão, Cisplatina (atual Uruguai), Piauí e Bahia, os governos locais permaneciam leais à Portugal. Um mito recorrente sobre a ruptura do Brasil com Portugal diz que esta teve caráter pacífico, resumindo o processo de Independência do país em uma mera negociação entre o rei D. João VI e seu filho D. Pedro, ignorando totalmente as conseqüências trágicas desse violento confronto.
A