Exemplo de objetivos e planos
O Planejamento pode ser considerado como a primeira função do administrador. Por meio do planejamento o administrador pensa antecipadamente. O Planejamento também determina a direção a ser seguida para alcançar um objetivo desejado, com a determinação consciente de cursos de ação, isto é, dos rumos, com base em objetivos, em fatos e na estimativa do que ocorreria em cada alternativa disponível.
QUAL A IMPORTÁNCIA DO PLANEJAMENTO PARA A ADMINISTRAÇÃO?
Coletar informações e diagnosticar a situação; estabelecendo objetivos e metas; orientar as decisões; elaborar e implantar planos que proporcione senso de direção. Focalizar esforços ,maximizar eficiência definindo parâmetros de controle potencializar auto conhecimento organizacional ,reduz o impacto do ambiente, fornece consistência e fonte de motivação.
AS PRINCIPAIS CRÍTICAS DO PLANEJAMENTO O planejamento formal não responde adequadamente aos desafios de um ambiente dinâmico. O planejamento parte de uma forma que o futuro é previsível, forma essa que pode não se verificar. O planejamento cria rigidez e inibe a flexibilidade organizacional . Ao especificar objetivos e meios para alcança-los, o planejamento faz com que os membros organizacionais, por medo ou receio da punição, sigam um rumo preestabelecido. O planejamento formal inibe a criatividade, a inovação e a ousadia. O processo de planejamento tende a definir limites da ação gerencial, inibindo assim a criatividade e a ousadia dos administradores.
PLANOS E OBJETIVOS DO PLANEJAMENTO
QUAIS AS DIFERENÇAS ENTRE PLANOS E OBJETIVOS ?
Os planos são a tradução formal do planejamento em documentos que estipulam como os objetivos devem ser alcançados, descrevendo como os recursos devem ser feito e quais atividades devem ser realizadas. Enquanto os objetivos especificam os estágios futuros que a organização busca atingir, os planos estabelecem meios para alcança-las.
EXEMPLOS:
Plano: é um documento que registra a definição dos