Introdução a Administração
Planos são o resultado de processo de Planejamento. Um plano é um guia para a ação no futuro. O plano estabelece qual situação deverá ser alcançada, o que precisa ser feito para alcança-la e os recursos que serão aplicados nesse esforço. Os planos também devem incluir uma previsão dos meios de controle da ação e do consumo, para assegurar a realização dos objetivos. Alguns planos são informais e não chegam a ser registrados no papel. Por exemplo, no curso em que está usando este livro, você pretende formar-se algum dia. Esse é seu objetivo. Certamente, você tem ideia da data, mas provavelmente, isto não está escrito em lugar nenhum. Em outros casos os planos precisam ser formalizados e documentados. Algumas organizações, como o governo e as grandes burocracias, são altamente regulamentadas e documentam todos os seus planos, para consulta posterior, definição de responsabilidades comunicação e exigências legais. Organizações informais, como os grupos de amigos e famílias têm planos, mas não costumam passa-los para o papel. Estudemos em seguida os principais componentes dos planos: Objetivos, meios de realização dos objetivos e maios de controle (p.83 cap.6)
Objetivos (e metas)
Objetivos são resultados desejados. São os fins, propósitos, intenções ou estados futuros que a pessoa e as organizações pretendem alcançar por meio da aplicação de esforços e recursos. Embora nem sempre estejam explícitos, os objetivos são as parte mais importante dos planos. Há quem afirme que, sem objetivos, não há administração. Um objetivo pode ser:
Uma situação, um resultado ou estado futuro desejado, como: ganhar uma parcela do mercado, vencer um oponente, ser aprovado no vestibular, reduzir a violência em uma comunidade ou desenvolver uma habilidade.
A realização de um produto, físico ou conceitual, como: construir