estudante
Aulas: Introdução a Geografia, meios de orientação, coordenadas geográficas e localização geográfica do Brasil
1. (UNEB) O corpo conceitual da ciência geográfica é formado por algumas categorias que são imprescindíveis para a análise e compreensão do espaço geográfico. Entre as principais categorias, podem-se destacar:
a) Universo, região, país e lugar.
b) Território, região, paisagem, sociedade, natureza e lugar.
c) Universo, região, capital, tempo e Estado.
d) Território, sociedade, capital e ecologia.
e) Região, lugar, Estado, sistema, capital, trabalho e ecologia.
2. (ENEM) Casa que não entra Sol, entra médico. Esse antigo ditado reforça a importância de, ao construirmos casas, darmos orientações adequadas aos dormitórios, de forma que garanta o máximo conforto térmico e salubridade.
Assim, confrontando casas construídas em Lisboa (ao norte do Trópico de Câncer) e em Curitiba (ao sul do Trópico de Capricórnio), para garantir a necessária luz do Sol, as janelas dos quartos não devem estar voltadas, respectivamente, para os pontos cardeais:
a) Norte/sul
b) Sul/norte
c) Leste/oeste
d) Oeste/leste
e) Oeste/oeste
3. (UNIFOR) Sobre as conseqüências da posição geográfica e das características naturais para o Brasil, é correto afirmar que:
a) A tropicalidade da maior parte do País é responsável direta pelo subdesenvolvimento que o caracteriza ainda hoje.
b) Na sua valorização econômica por parte das potências coloniais, a tropicalidade acabou tendo pouca importância, quer se considere o período propriamente colonial ou o período independente do século XIX.
c) O fato de ocupar boa parte do território da América do Sul e, em particular, de sua fachada atlântica, constitui empecilho dos mais sérios para a integração brasileira na América Latina.
d) Dado o progresso técnico que a humanidade conheceu, nos últimos 200 anos, é economicamente irrelevante, mesmo para a sua agropecuária, o fato de ele ter vastas