Exemplo De Mudan A De Comportamento
Doença de Alzheimer
O Mal de Alzheimer é uma doença neuro-degenerativa, é a forma mais comum de demência. Não existe cura para a doença e ela causa um declínio intelectual na vida da pessoa, reduzindo a capacidade de trabalho e relação social, e interfere no comportamento e na personalidade da pessoa. A doença geralmente é diagnosticada em pessoas acima de 65 anos, embora ela possa aparecer mais cedo.
O Alzheimer se manifesta de forma diferente em cada pessoa, porém, existem vários sintomas em comum. Os primeiros sinais geralmente são confundidos com sinais da idade ou com estresse. Nos primeiros estágios da doença o sintoma mais comum é a dificuldade de recordar fatos recentes. À medida que a doença evolui, o quadro de sintomas pode incluir, confusão, irritabilidade, alterações de humor, comportamento agressivo, dificuldades com a linguagem e perda de memória a longo prazo. Gradualmente o corpo vai perdendo a função corporal o que eventualmente leva a morte. A doença se manifesta de forma diferente em cada pessoa, então é impossível prever como irá afetar determinado paciente. Uma vez que a doença de Alzheimer não tem cura e é degenerativa, a pessoa afetada torna-se gradualmente dependente da assistência de outros.
Apesar não saberem cientificamente o motivo de algumas pessoas adquirirem o Alzheimer e outras não, pesquisas indicam quais fatores expõem a um maior risco:
Idade: a idade é o maior fator de risco para o desenvolvimento do Alzheimer. A maioria das pessoas diagnosticadas possuem mais de 65 anos.
Membros da família com Alzheimer: se seus pais ou irmãos possuem, você tem uma probabilidade maior de desenvolver a doença.
Genética: variações genéticas aumentam o desenvolvimento da doença.
Doença Cognitiva Leva (DCL): os sintomas incluem alterações na capacidade de pensar, o que aumento o risco de desenvolver o Alzheimer, porém, a DCL nem sempre é progressiva.
Educação e Alzheimer: estudos