Exemplo de aula - Tecnologia de Alimentos
Alimento perecível: tem uma vida curta por causa de suas características: microbiológicas e físico-quimicas.
Deteriora fácil: condições e composição conduz ao tipo de alteração físicas e químicas. Principalmente devido ao pH e água. Uma das formas de conservação é tirar a água, você reduz a intensidade de reações químicas, reduz a intensidade de reações microbiológicas.
Leite se deteriora fácil em um curto espaço de tempo devido as condições: pH e pela suas condições de umidade.
Matérias-primas para a indústria de alimentos: animal, vegetal, microbiana. Não existe um bom alimento sem uma boa matéria prima.Tudo é relacionado com a matéria prima. Não existe produto acabado de boa qualidade sem uma boa matéria prima. Pode-se maquiar o processo, promover alguma alteração,alguma modificação naquela tecnologia, para melhorar as características da matéria-prima e não que isso faça você conseguir um bom produto a partir daquela mp.
Exemplo: leite da caixinha. Se a mp prima não é boa, logicamente o produto tb não é bom.É fácil, prático. É um produto de qualidade inferior pois a mp de origem não é adequada.
Tecnologia hoje não é problema.A globalização permite tecnologia disponível.Ao se falar de mp de origem animal, bovino, ovino... o que rege a produção desta mp, quais os fatores que interferem?A produção de mp de origem animal está sustentada num tripé:manejo, alimentação e genética.Somos os maiores produtores de carne bovina do mundo, 2º produtor de carne de frango..hoje a tecnologia está disponível.Mas muitas vezes não conseguimos implementar esta tecnologia na nossa situação.
Ex:
Uma das técnicas de se fazer conservação de leite. Tipo de leites existentes: leite cru, pasteurizado, leite UHT(esterilizado). Aqui não tem outro, na França tem o leite ultrafilstrado.Pasteuriza para eliminar mos patogênicos., esteriliza para eliminar tudo, e a ultrafiltração não é imposta no Brasil por problemas burocráticos, econômicos e