Contabilidade
Tutores:
VÂNIA MARIA SÂNDALO (à distância)
IVANA CALDEIRA SIQUEIRA (presencial)
Pelotas, 27 de setembro de 2013.
INTRODUÇÃO
A Contabilidade propõe-se a prover os usuários com informações úteis. Para tal, se utiliza do processo de identificar, mensurar, registrar e informar determinadas mutações que ocorrem no patrimônio das empresas, de forma a permitir julgamentos fundamentados e decisões respaldadas.
O objetivo deste trabalho é a construção de conceitos contábeis, estudo e pesquisa dos principais assuntos aplicados à Contabilidade Intermediária, tais como despesas, custos, folha de pagamento, entre outros.
1. BALANCETE DE VERIFICAÇÃO
1.1. Balancete de verificação
É o demonstrativo que relaciona cada conta com o respectivo saldo devedor ou credor, de tal forma que se os lançamentos foram corretamente efetuados, de acordo com o Método das Partidas Dobradas, o total da coluna dos saldos devedores é igual ao total da coluna dos saldos credores.
1.2. Balancete companhia BETA
* valores em R$
1.3. Lucro apurado companhia BETA
1.4. Ativo circulante companhia BETA 2. REGIME DE COMPETÊNCIA x REGIME DE CAIXA
Podemos dizer que o regime de caixa leva em consideração o desembolso efetuado para pagamento de despesas ou o recebimento de vendas. Já o regime de competência leva em consideração o fato gerador, ou seja, quando efetivamente houve a despesa ou receita, independente de haver ou não dinheiro "entrando" no caixa.
Como regra geral, a pessoa jurídica apura a base de cálculo dos impostos e contribuições pelo regime de competência, sendo exceção os rendimentos auferidos em aplicações de renda fixa e os ganhos líquidos em renda variável, os quais devem ser acrescidos à base de cálculo do lucro presumido quando da alienação, resgate ou cessão do título ou aplicação.
Contudo, poderá a pessoa jurídica adotar o critério de reconhecimento