Exemplo 07 Cheque Especial
EXEMPLO __________________________________________________________________________
Em relação ao contrato de cheque especial, não existe pelo Banco Central regulamentação específica. Assim, o modo como os juros serão calculados é de responsabilidade do banco e do cliente. Alguns bancos determinam os juros considerando somente os dias úteis, outros bancos, os dias corridos. Certos bancos utilizam o Método Hamburguês ou Método do Saldo Médio Devedor ( dando o mesmo resultado e ambos não capitalizam juros ). Outros bancos apuram os mesmos em regime de juros compostos e ainda calculam mais juros compostos sobre os juros calculados de outros saldos devedores passados ( isto acontece porque os juros só serão pagos na data de vencimento, desta forma, mesmo que não exista mais a situação de saldo negativo, ainda se contará juros sobre a dívida criada ).
Os cálculos são realizados a partir dos lançamentos do mês em análise ( somente introduza os lançamentos contidos dentro do mês em estudo ). O valor dos juros determinado será cobrado no mês seguinte pelo banco em uma data fixada pelo mesmo.
Como dito acima, em relação à forma de calcular, existem 2 métodos utilizados:
01...Método Hambuguês.
02...Método em Juros Compostos durante o prazo de saldo negativo ( inclusive com os juros acumulados de outros saldos negativos passados dentro do mês em análise ).
O fato do segundo método ser em juros capitalizados não significa obrigatoriamente que resultará em um valor total de juros maior do que o apurado pelo Método Hamburguês. Cada exemplo gera uma situação diferente ( depende dos lançamentos no contexto ). Isto acontece porque mesmo que capitalizada, a taxa diária um juros compostos é menor do que em juros simples partindo-se de uma taxa mensal. Como exemplo, note que uma taxa de 9% mensal em 31 dias corridos representa em juros compostos a 0,278379% para um dia corrido e em juros