TEORIAS DO DESENVOLVIMENTO EM PIAGET E VYGOTSKY
Érica Vidal Rotondano1
3.3. A Teoria de Piaget a respeito do Desenvolvimento Cognitivo
Jean Piaget nasceu na Suíça, em 1886.
Inicialmente desenvolveu estudos e pesquisas na área de biologia. Apenas mais tarde começou a se interessar por Filosofia, principalmente os estudos da epistemologia, área preocupada com as questões da origem do conhecimento.
Foi justamente tal curiosidade que encaminhou Piaget para indagações psicológicas.
Ao contrário do que possa parecer incialmente, Piaget nunca atuou no campo da Pedagogia, mas suas ideias a respeito do desenvolvimento cognitivo humano exerceram e exercem, até hoje, forte influencia no campo da Educação.
Largamente interessado em desenvolver estudos experimentais na área de epistemologia, Piaget começou a ser “tocado” por trabalhos de Freud e Jung, tendo em 1920 publicado um artigo sobre a relação entre a psicanálise e a psicologia infantil.
Nesse mesmo ano começou a trabalhar no laboratório Binet, em Paris, logo desconfiando dos chamados testes de inteligência utilizados na época. Na aplicação de tais testes ele começou a observar que as respostas erradas que as crianças davam eram mais interessantes e reveladoras a respeito de formas de pensar do que as respostas consideradas corretas. Observou, ainda, que certas respostas erradas ocorriam em crianças da mesma idade, e que havia diferentes tipos dessas respostas em diferentes idades. A partir daí, Piaget concluiu que as crianças mais novas eram qualitativamente diferentes das crianças mais velhas.
Para Piaget a inteligência é entendida como a capacidade de adaptação do organismos às demandas do meio, possuindo uma visão interacionista de construção da inteligência.
Ele conceitua como esquema as estruturas cognitivas de adaptação. Em outras palavras, esquema seria toda seqüência bem definida de ações físicas ou mentais coordenadas com objetivo bem definido. O esquema é móvel no sentido de que pode funcionar em várias