Exemplares
Conceito de experimento aleatório.
Um experimento aleatório é uma ação e um processo de observação ou coleta de dados sobre um fenômeno aleatório que satisfaz às seguintes propriedades: o resultado de uma realização desse experimento não pode ser previsto com certeza; a coleção dos resultados possíveis do experimento é conhecida antes de sua realização e pode ser repetido sob, essencialmente, as mesmas condições.
Esse conceito compreende qualquer ação ou processo que implique a observação e coleta de dados referentes a fenômenos aleatórios. Em tais experimentos, a variação dos resultados de diferentes realizações é inevitável, de modo que o resultado de uma realização particular é incerto. Entretanto, uma eventual regularidade dessa variação permitirá a previsão do resultado de uma realização particular com base nas ocorrências de um conjunto numeroso de repetições. É sabido, por exemplo, que em uma longa sequência de lançamentos de uma moeda simétrica e balanceada, cerca de metade dos lançamentos resultarão em cara. Então, é natural admitir que, em um lançamento particular, a chance da ocorrência de cara é 1:2`. É nessa regularidade previsível de um grande conjunto de realizações de jogos de azar que se baseiam casas de jogos e apostadores.
Esse mesmo tipo de incerteza e regularidade é muito comum com fenômenos naturais e, portanto, muito importante na ciência. Por exemplo, em genética, é incerto se um descendente será macho ou fêmea, mas são sabidas, aproximadamente, a proporção de machos e a proporção de fêmeas em muitos nascimentos. Semelhantemente, um departamento de trânsito não pode prever quais carros se acidentarão em um fim de semana particular, mas pode predizer de modo bastante satisfatório o número de ocorrências de acidentes de carro.
Conceito de Espaço Amostral
Os experimentos aleatórios produzem possíveis resultados que são denominados espaços amostrais. O espaço amostral possui subconjuntos denominados eventos. Um bom exemplo é o