execução de ensaio a fadiga
302 palavras
2 páginas
O gesso é um material branco fino que em contato com a água se hidrata, num processo exotérmico, formando um produto, não hidráulico e rijo. As propriedades específicas do gesso como: elevada plasticidade da pasta; pega e endurecimento rápido; finura equivalente ao cimento; pequeno poder de retração na secagem e estabilidade volumétrica, garantem desempenho satisfatório quando utilizado como aglomerante na fabricação de pré-moldados ou aplicado como revestimento. Por outro lado, a utilização destes fica restrito a ambientes interiores e onde não haja contato direto e constante com água ( áreas molhadas) e desde que se considere certos cuidados, tais como: o alto poder oxidante do gesso quando em contato com componentes ferrosos; o alto poder expansivo das moléculas de etringita, formadas pela associação do gesso com o cimento em fase de hidratação; diminuição da resistência com o grau de umidade absorvida; a solubilidade e lixiviação com a percolação de água constante.
A madeira é um material de origem biológica, formado por uma matéria heterogénea e anisotrópica elaborada por um organismo vivo, que é a árvore. A madeira é constituída pelas paredes rijas e resistentes das células mortas do lenho. A qualidade de uma peça de madeira é medida pelas características médias do lenho e pelo tipo, quantidade e distribuição de defeitos que apresenta. Os principais defeitos e características mais significativos, tendo em vista a utilização da madeira para fins estruturais são:
Nós;
Fio Inclinado;
Fendas;
Descaio.
Portanto, a principal diferença dos matérias utilizados como corpo de prova são as suas características estruturais e suas composições. O gesso é um material fino com características peculiares de absorção da agua e pequena resistência. A madeira é um material natural de alta resistência mecânica, alto teor de durabilidade e baixa absorção da água, levando assim a uma maior resistência à flexão do que o gesso.